domingo, 27 de maio de 2007

As armas da AMD para conter o Centrino Santa Rosa da Intel

A AMD conseguirá fazer cócegas no seu eterno rival, a Intel, em matéria de plataformas para computadores portáteis? De qualquer forma, este é o objetivo que anima a companhia de Sunnyvale. Em parceria com a NVIDIA (processador gráfico) e a Broadcom (chip de comunicação sem fio), a AMD apresentou à imprensa americana, no último dia 3 de maio em San Francisco, EUA, a sua nova plataforma para laptops.

A nova plataforma AMD para os computadores portáteis é composta do processador Mobile dual core Tuxion 64 X2 gravado em 65 nanômetros (nm) e no chipset M690 recentemente lançado. Esta plataforma é integrada pela solução de comunicação sem fio 802.11n da Broadcom. Este Wi-Fi de nova geração promete uma taxa teórica de 300 Mbits/s. A sua padronização pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é esperada para 2008. Mas, impacientes, vários fabricantes decidiram adotar a futura norma nos produtos atualmente comercializados. Inclusive a Intel, mais apta, que normalmente respeita o calendário das normalizações.

O M690 será oferecido em duas versões: uma versão dotada do chipset gráfico Radeon X1200 ATI (que a AMD comprou em outubro de 2006) e outra baseada numa solução NVIDIA, ainda não detalhada. Através da sua nova plataforma móvel, a AMD promete uma otimização do consumo elétrico. Graças a uma inovação tecnológica de acesso à memória do sistema, o M690 permite o funcionamento do processador no modo de baixo consumo. Assim, a AMD garantiu uma autonomia de 5 horas para um computador portátil. Talhado para o Windows Vista, principalmente no diz respeito à performance gráfica, agora só nos resta verificar o que a plataforma M690 é capaz de oferecer.

A AMD anunciou a disponibilidade da sua nova solução para o final do mês de maio. A companhia de Sunnyvale espera assim mordiscar algumas quotas do mercado móvel amplamente controlado pela Intel, a qual tem na plataforma Centrino, versão Santa Rosa, sua última versão.

Fonte: UV Informática

Nenhum comentário: