sexta-feira, 25 de maio de 2007

Adobe tem novo VP de desenvolvimento

A Adobe Systems Inc. nomeou Rob Tarkoff seu vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo.

O executivo sucede John Brennan, que passou a ocupar o cargo de vice-presidente sênior da unidade de negócios corporativos da Adobe.

Ex-vice-presidente da EMC Corp., Tarkoff responde agora pela administração e condução do planejamento estratégico e alianças da Adobe, fusões e aquisições e novas iniciativas comerciais. É doutor em Direito pela Harvard Law School.

Fonte: INFO Online

Nossos chips são 40% mais rápidos que os da Intel

Durante um longo tempo a AMD teve vantagem sobre a Intel com a sua primeira linha de processadores Opteron dual-core. Esta vantagem terminou bruscamente quando a Intel lançou a sua linha quad-core.No entanto, agora a AMD pretende contra-atacar com a sua nova linha Barcelona quad-core, cujo lançamento está previsto para a segunda metade deste ano. A AMD garantiu que o modelo oferecido ao grande público superará em 40% os produtos equivalentes da Intel."Todos os núcleos se comunicam diretamente entre si. Isto significa que é possível executar processos paralelos com uma eficiência muito maior", comentou a AMD no seu comunicado.Além disso, a AMD destacou que os seus novos processadores poderão funcionar com o mesmo socket presente nos seus atuais modelos top. Em outras palavras, não será preciso mudar as placas-mãe, coolers ou outros componentes para incorporar o novo processador.
Fonte:UV Informática

NVIDIA lança GPU GeForce 8800 Ultra

A NVIDIA Corporation lançou a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) mais rápida do mundo, a NVIDIA GeForce 8800 Ultra, que em média é de 10% a 15% mais rápida que a GeForce 8800 GTX GPU, vista anteriormente como a GPU mais rápida do mundo.As placas-mãe SLI NVIDIA nForce 680i, para processadores Intel, é a plataforma mais veloz e rica em funcionalidades para a GeForce 8800 Ultra. A NVIDIA se refere a este sistema como a “plataforma de jogos definitiva", a qual pode ser construída com qualquer placa-mãe nForce 600 Series compatível com os novos processadores Intel que suportam a freqüência de 1333 MHz no barramento FSB.“A plataforma de jogos definitiva foi concebida em torno dos componentes mais rápidos e é lógico que estes componentes incluem a GPU GeForce 8800 Ultra e a placa-mãe SLI NVIDIA nForce 680i. A industria gráfica evoluiu muito rapidamente e é uma realização superar esta performance, tal como fizemos com as GPUs GeForce 8 Series", comentou Ujesh Desai, Gerente Geral de GPUs para desktop da NVIDIA.
Fonte: UV Informática

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Super-chip vai além da tecnologia "multicore"

Em 2003, cientistas da Universidade do Texas anunciaram que seria possível a construção de um supercomputador em um único chip. Segundo eles, esse super-chip-computador tem o potencial para alcançar um trilhão de operações de ponto flutuante por segundo.
Agora eles apresentaram o seu primeiro protótipo, realizando o que então era pouco mais do que uma arquitetura teórica. O novo processador foi batizado de TRIPS ("Tera-op Reliable Intelligently-adaptive Processing System").




Processador com nanotecnologia
"O protótipo do TRIPS é o primeiro em uma rota que levará a processadores flexíveis ultra-potentes, implementados com tecnologias em nanoescala," diz o professor Doug Burger.
O processador TRIPS é a demonstração do funcionamento de uma nova arquitetura de processamento de dados chamada EDGE ("Explicit Data Graph Execution"). Ao contrário dos chips tradicionais, que processam uma instrução por vez, a arquitetura EDGE consegue processar grandes blocos de informação de uma vez só e de forma mais eficiente.

Além da tecnologia "multicore"
As tecnologias "multicore" atuais aumentam a velocidade de processamento aumentando o número de processadores que, individualmente, não são mais rápidos do que a geração anterior. O grande inconveniente é que os programas têm que ser reescritos para conseguirem tirar vantagem dos múltiplos processadores.
"A tecnologia EDGE oferece um enfoque alternativo quando os competidores na corrida da tecnologia multicore ficarem sem combustível," diz Stephen Keckler, outro participante da equipe que criou o super-chip.
Cada processador TRIPS também tem dois núcleos, mas cada um capaz de fazer 16 operações simultâneas por ciclo utilizando até 1024 instruções simultaneamente. O objetivo dos cientistas é alcançar 1 trilhão de operações por segundo em um único chip até 2012.


Fonte: Inovação Tecnológica

Yahoo! passa a oferecer armazenamento de e-mail ilimitado

A Yahoo! já começou a disponibilizar armazenamento ilimitado para as caixas de correio dos seus utilizadores tal como anunciado algum tempo atrás.
A transição já começou mas ainda vai demorar algumas semanas até que todos os utilizadores de caixas de correio no Yahoo! Mail tenham acesso a espaço ilimitado de armazenamento.
Com este anúncio, o Yahoo! Mail ultrapassa o Google Mail na disponibilização de espaço já que este disponibiliza apenas cerca de 2.8 GB de espaço para armazenamento.
Os utilizadores que pagam pelo serviço vão poder passar a enviar mensagens até 20 MB enquanto que os utilizadores não pagantes continuarão apenas a poder enviar mensagens até 10 MB.


Fonte: Info News

Blu-ray espera substituir DVD no prazo de três anos

A Associação Blu-ray Disc anunciou a semana passada que espera que o formato Blu-ray consiga substituir o formato DVD no prazo de três anos.
A Associação aponta como uma das razões para a rápida adopção deste formato, a venda de consolas PlayStation3 que já inclui um leitor Blu-ray.
O formato concorrente HD DVD já tem dois leitores compatíveis no mercado mas a adopção deste formato pelos estúdios tem sido mais lenta.
A Toshiba e a Microsoft, duas das maiores empresas a apoiar o formato HD DVD estão a colaborar com os estúdios para conseguir que estes avancem mais rapidamente com a transição para o formato HD DVD.


Fonte: Info News

Western Digital apresentou disco de 250 GB para portátil

A Western Digital anunciou o lançamento de um novo disco rígido com uma capacidade de armazenamento de 250 GB.
O anúncio do novo disco rígido mostra que a Western Digital está mais agressiva no lançamento de novos produtos e conseguindo antecipar-se a empresas como a Samsung e a Fujitsu que tinham anunciado lançamentos de produtos similares para o primeiro semestre deste ano.
O novo disco rígido pertence à série Scorpio, tem uma espessura de 2,5”, utiliza dois pratos e tem uma velocidade de acesso de 5400 rpm.
O disco está disponível apenas em versão SATA e custa 200 dólares no mercado norte-americano.


Fonte: Info News

Google vai comprar FeedBurner

Os rumores começaram na semana passada mas parece que a compra da Feedburner pela Google é mesmo para avançar.
A Google irá pagar um valor a rondar os 100 milhões de dólares pela
FeedBurner sendo o valor pago em dinheiro.
O site Feedburner fornece um serviço RSS para que os detentores de sites possam medir as suas audiências neste formato.
Uma das razões para a compra do Feedburner poderá estar relacionada com a possibilidade da Google passar a vender espaço publicitário dentro dos feeds RSS.